Curta Canoa exibe filmes nacionais e oferece oficinas gratuitas

A praia de Canoa Quebrada, localizada no litoral leste cearense, recebe a 12ª edição do Curta Canoa – Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada. Iniciado nesta quinta-feira (07), o evento segue até o dia 12 de dezembro. A programação abrange Mostra Competitiva, mostras (adulto e infantil) e sessões especiais de interação social através da música, do teatro e da dança, além de oficinas e debate.

O festival distribui as atrações entre o Polo de Lazer de Canoa Quebrada, o Casarão da Cultura e o Cinema Bom Vizinho, esses últimos localizados na sede do município de Aracati. Toda a programação do Curta Canoa é gratuita e livre.

Ao todo, 106 curtas de 19 estados podem ser conferidos nas mostras Competitiva e Competitiva Bons Ventos. Os filmes selecionados concorrem nas categorias melhor curta-metragem de animação, ficção, documentário e “Júri Especial”, que participa votando ao fim de cada sessão. Também serão premiados a melhor direção, roteiro, direção de arte, fotografia, trilha original, melhor ator e atriz.

A abertura do Curta Canoa 2017, que acontece na quinta (07) no Polo de Lazer, fica por conta da homenagem em filme ao artesão, compositor, músico e ator Jota Jota, que morreu no último dia 29 de novembro, em Canoa Quebrada. O artista potiguar famoso por seu espírito alegre escolheu o balneário cearense como casa há mais de trinta anos, e pelas ruas do vilarejo espalhou sua arte e conquistou turistas por toda a parte.

Mostras e programação especial

Outras atrações do Curta Canoa 2017 são a Mostra Bons Ventos, exibida pela segunda vez na história do festival, com uma seleção de 56 curtas cearenses durante dois dias, 07 e 08 de dezembro; além das Mostra Infantil, exibida pela primeira vez no Cinema Bom Vizinho para alunos da rede pública de ensino de Aracati; e Mostra Latino-americana, que acontece no tradicional Casarão da Cultura, na sede do município.

Cinema contra o golpe

A barbárie da ditadura militar no Brasil, que durou 21 anos (1964-1985), entra em cena na programação deste ano. Além do tema estar presente na seleção de filmes, o festival acompanhará o julgamento de anistia estadual do ex-preso político Raimundo Nonato dos Santos, acusado de subversão, que acontece em frente à Câmara Municipal de Aracati.

Oficinas e homenagens

O Polo de Lazer de Canoa Quebrada recebe a oficina de formação em cineclubismo ministrada pelo realizador audiovisual, professor e escritor Henrique Dídimo, às 8 horas, de 07 a 11 de dezembro.A capacitação é gratuita e voltada para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer ou aprender mais sobre a atividade e o movimento cineclubistas. No mesmo horário, mas no Casarão da Cultura (Aracati), acontece a oficina de preparação de atores para cinema e TV, com o ator cearense Geovanni Marsallis.

A organização da 12º edição vai também homenagear o cineasta Ugo Giorgetti com o Troféu Curta Canoa, no dia 09 de dezembro. Giorgetti dirigiu, entre outros filmes, Festa (1989), Sábado (1995), Boleiros (1998), O Príncipe (2002) e Cara ou Coroa (2012). O segundo homenageado da noite será o grupo Lua Cheia – Aracati das Artes. O Troféu Curta Canoa é conferido desde a 1º edição do festival.

Lançamento do pré-Carnaval

No domingo (10), a partir das 12h, a Barraca Antônio Coco, recebe o lançamento do Pré-Carnaval de Aracati. Segundo o idealizador do Curta Canoa, Adriano Lima, além de um momento de descontração, o lançamento do pré-Carnaval faz parte de uma política de resgate cultural de Canoa Quebrada.

“O carnaval de rua é uma tradição brasileira desde o século XIX, que sempre foi um espaço de manifestação política, de crítica social e hoje se tornou um cenário de resistência, seja contra a homofobia, o machismo ou o racismo. E por isso que nós abraçamos esse momento na nossa programação”, explica. Quem comanda a festa é a banda de marchinhas Barra de Aço.

Sobre detudoumpoucoce

Somos dois jornalistas com sede de aprender e mostrar um pouco do que sabemos para os nossos leitores do "De tudo um pouco Ce"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s